O ciclo das ideias

7 setembro, 2018

De alguma forma, eu sempre achei que as idéias eram atemporais, contos de fadas da vida + batatas fritas do McDonalds. Então, foi quando percebi o ciclo das ideias. 

Enquanto eu passava freneticamente por todos os itens da minha lista de compras no mercado para checar se não estava faltando nenhum dos ingredientes, percebi que as ideias têm estágios, um ciclo de vida- desde o primeiro momento em que são concebidas até o lançamento

Pois às vezes, as idéias vivem dentro de um diário tipo Moleskine que foi esquecido. Outras vezes, elas são plantadas em solo fértil pelos sonhadores. Assim as ideias também ficam presas com frequência, em paralisia de decisão + sobrecarga + rejeição. Alguns nunca chegam ao sol. Outros, vencem as probabilidades.

Hoje, planejei mapear o ciclo de uma ideia. Então, aqui vai.

 

  • Momento da lâmpada

“Olha quem finalmente decidiu aparecer? Certamente a fada da Epifania! Onde você estava? Tomei banho. Liguei. Eu enviei uma mensagem de texto para você. Me dê um segundo para pegar meu bloco de notas, pois eu quero escrever tudo! ”Esta é a centelha inicial.

  •  Fase dos Sonhos

O lugar mágico onde de repente você não consegue parar de pensar em sua ideia. Uma vez que um raio atinge, torna-se um vício. Você está na Disneylândia. Você é seduzido pela pressa. Você não pode calar a boca sobre isso. Você sonha com todas as possibilidades. Você diz a sua mãe: “Mãe, eu vou ser milionária!!!” Peraí, você nunca ligou para sua mãe para dizer que você vai ser milionário, né? Ta. Nem eu.

  • Estação de Implementação

Certamente o grande compromisso. “Estou falando sério!” Proclamações. No dia em que você se sentar + respirar fundo + olhe para sua ideia + divirta-se + abra sua agenda + mapeie um plano para que isso aconteça. Você se sente ótimo, embora o plano seja uma droga, provavelmente. Aliás provavelmente será reescrito 107397344 vezes, mas quem está contando? A bola está rolando. E você sabe o que acontece quando você se sente ótimo? Exatamente! Você vira uma fera. Afinal começar é revolucionariamente sublime.

  • O mergulho

Inegavelmente o caminho áspero. O ponto baixo. O momento em que as coisas deixam de ser excitantes + divertidas, e elas começam a ser, como eu posso dizer?, uma dor na bunda. O lugar onde você se encontra se perguntando: “Vale mesmo a pena?”. De acordo com o autor best-seller Seth Godin, o que realmente distingue os superstars de todos os outros é a capacidade de escapar de becos sem saída rapidamente enquanto se mantém focados + motivados. Este é principalmente o ponto de inflexão de todas as idéias, pois você cai fora ou você conquista.

  • Dominação mundial

Tudo bem, talvez não pareça “DOMINAÇÃO MUNDIAL”, mas Pinky, se você chegou até aqui, surpreendentemente já fez algo notável. Portanto você faz parte daquele 1% que não desistiram quando doeu. Você ganhou porque não desistiu cedo demais. O desafio agora é revelar novos marcos. Talvez isso signifique agrupar uma série de blogs em um e-book. Talvez esteja transformando um guia digital em um livro de capa dura. Ou pode significar desenvolver seu próprio aplicativo. Seja o que for, eventualmente você vai descobrir.

 

Outro dia vi uma manchete: “Estou aqui apenas tocando os marfins: pianista britânico excêntrico toca piano para elefantes cegos no topo da montanha tailandesa”. Estou falando sério, nunca deixe ninguém dizer que suas idéias são muito loucas, que isso não pode ser feito. Pois esse cara levou um piano até uma montanha para tocar música para elefantes cegos pelo amor de Deus! Às vezes o louco é a única maneira em que o épico nasce.

Nossa extraordinária capacidade de imaginação, de sonhar melhor, deu origem às idéias mais absurdas que nos levaram das cavernas até a lua.

 

Incendeie-se em supernovas. Incendeie-se!

Em que estágio do ciclo de idéias você está? Me conta nos comentários 🙂

Leia também: Quero ser um ilustrador

 

Ultimos posts
7 setembro, 2018
7 setembro, 2018
error: Content is protected !!