Ilustradora Freelancer: minha experiência

27 agosto, 2018

Esta é a minha experiencia como freelancer desde um escritório diferente do habitual. Em outro país, onde eu carrego o trabalho debaixo do braço com um laptop. Onde qualquer superfície me ajuda a produzir, criar e investir meu tempo naquilo que eu mais amo: O design.

Qual é a primeira coisa que vem à mente depois de pensar sobre as palavras: ilustrador freelancer? Seja seu próprio chefe, dono do seu tempo e projetos. Embora tudo isso possa soar como o início de qualquer conversa motivacional para iniciar um novo negócio. Parece muito bonito, tudo muito perfeito.- Muitos estudos preveem que dentro de alguns anos a maioria das pessoas irá trabalhar em casa-. No entanto, isso não significa que esse “estilo de trabalho” seja para todos.

Então, aqui estão algumas reflexões e coisas que eu gostaria de compartilhar com vocês depois de vários meses de grande aprendizado.

  • Mantenha uma agenda e conheça seus limites.

Eu gosto de planejar. É parte de quem eu sou e estou consciente que posso levá-lo ao limite. Em relação ao trabalho, descobri que ter uma agenda é uma maneira de me manter atualizada com os projetos. Pessoalmente, gosto das versões físicas onde posso cruzar com uma caneta quando termino alguma tarefa. Pois isso permite-me ver toda a semana e, posso medir quanto trabalho tenho e que espaços ainda tenho disponíveis.

Tudo isso me ajudou a entender minha carga de trabalho, e assim conhecer meus hábitos de aceitar e executar trabalhos. Ademais também me permitiu controlar meus prazos de entrega. Por exemplo: se eu tiver mais de duas entregas finais em um dia, estou fazendo algo errado, então é preciso reajustar.

  • Crie um e-mail para trabalhar e organizar.

Criar um e-mail exclusivo para trabalhar. Isto me ajudou a filtrar meu trabalho e associá-lo a contas vinculadas ao meu negócio como freelancer. A primeira razão pela qual fiz isso foi porque meu e-mail estava recebendo uma quantidade incrível de SPAM. Então eu criei um e-mail “profissional”, criei uma assinatura. E coloquei um botão na minha biografia do Instagram deixando essa bandeja só para projetos, e propostas.

Outra vantagem dessa ferramenta, é que é um backup digital de toda a comunicação que você tem com seus clientes. Afinal, um registro, que é muito importante. Sempre deixe tudo registrado. Refiro-me a custos, métodos de pagamento, condições do serviço, formatos e datas de entrega, reuniões, correções, etc.

  • Espaços de design para projetos pessoais.

Eu não vou mentir, este ano minha produção de arte ou produtos para mim caiu 95%. Eu desenhei principalmente para a promoção dos meus serviços, mas meus projetos pessoais foram abandonados em uma pasta no meu computador.

Eu vou te dizer uma coisa: projetos pessoais são necessários por dois motivos. O primeiro porque é o momento mais importante de diálogo entre o artista e sua criação. É o espaço para experimentar, errar, crescer e gerar peças que evoluam.

Projetos pessoais são um gênio que grita no topo de nossos pulmões, ou é uma pasta de tentativas fracassadas. A outra razão, que compreendi ao criar meu portfólio, ler sobre coisas recomendáveis ​​para fazer. Elas são uma excelente maneira de mostrar aos clientes /potenciais empregadores  que você tem a capacidade de levar uma ideia do começo ao fim.

Dito isso, como freelancer eu realmente quero incorporar um dia por semana apenas para as coisas que deixei para trás. Pegar minhas histórias, personagens e ideias, até mesmo para criar conteúdo para este blog e assim por diante. Eu o coloco aqui principalmente porque sou terrível com isso. E uma parte de refletir e aprender, é também reconhecer as coisas.

  • Defina uma lista de serviços.

A lista de serviços principalmente  é como um guia do que você faz. Deve ser o documento mais importante após o documento dos Termos de Serviço que você fornece ao cliente. Isso ajudará a definir ao que você deseja se dedicar como criativo. Pois a segmentação é a chave para atingir um público de compradores potenciais.

Não é ruim querer fazer tudo. Mas é mais saudável  para o desenvolvimento profissional ser realmente bom em coisas específicas que o diferenciam da concorrência.

Da mesma forma, eu também recomendo que você descubra o tipo de trabalho que é mais do seu agrado. Coloque suas regras se você for se dedicar a ser um ilustrador freelancer em sério. Seja ciumento, dedique seu tempo e invista em projetos que realmente lhe interessam. Olho, isso não significa que você faça um buraco em sua área confortável e nunca saia. É sempre bom arriscar em coisas novas, desde que isso não prejudique aquilo no que você acredita e uma boa prática da profissão.

Certamente esta lista de serviços deve incluir: nome, descrição, formatos de entrega e custo. Se você definir cada serviço com unidades e seu custo, você terá um guia para definir orçamentos. Eu também aconselho fazer estimativas de preço em USD para não ter problemas com clientes internacionais.

  • Deixe sua casa / escritório.

     Meu objetivo na vida é ter um estúdio / escritório no meu apartamento.  Você tem que ser realista, nem sempre é possível. Seja porque não há espaço ou você não tem meios, porque não é rentável, etc.

Trabalhar de freelancer com o que você tem é algo digno. A questão de ser um ilustrador freelancer (ou qualquer trabalho Home-office) é que nos esquecemos rapidamente do mundo exterior. Isso, meus amigos, é minha parte menos favorita de trabalhar sozinha.

    Eu reconheci um terrível mau hábito. Passei 24/7 no meu quarto e isso gerou uma crise. Minha capacidade de prazer desapareceu. Ou acreditar que tinha que estar trabalhando o tempo todo ou não estava gerando renda. Na minha opinião, o dia em que não trabalhei foi um dia perdido.

Todo o anteriormente mencionado é muito ruim. Eu aconselho passar mais tempo com amigos e familiares para ter uma boa saúde mental. Tome o sol e converse com as pessoas para incentivar o processo criativo. Eu tenho grandes expectativas para este próximo ano, e muitas coisas que eu quero fazer.

Lembre-se de deixar seu e-mail na caixa de assinatura para receber as atualizações diretamente na sua caixa de entrada.

Muito obrigada pela leitura. Até mais…

Ultimos posts
27 agosto, 2018
27 agosto, 2018
error: Content is protected !!