Como fazer dos nossos filhos cidadãos incorruptíveis?

7 maio, 2019

Não é fácil dar uma definição de corrupção, pois é uma palavra que pode receber múltiplos significados, mas podemos entender a corrupção como “qualquer ato que vise alterar, viciar, perturbar as formas e que implique atos ou comportamentos que possam ser reprovados”. eles podem ocorrer tanto por ação quanto por omissão “.

Muitas vezes ouvimos sobre corrupção e pensamos que isso é algo que só acontece na política, mas a corrupção começa com pequenos atos de transgressão na vida cotidiana. O mais grave é que esses “pequenos atos” passam a ser realizados pelos pais diante de seus filhos frequentemente, passando a ser admitidos como normais e tornando-se o modelo que essas crianças assumirão como um modo de vida.

Aqui estão alguns exemplos de corrupção em nossas vidas diárias:

Fazendo fila para deixar as crianças na escola, alguns pais decidem ultrapassar os outros veículos (furam a fila) O correto seria explicar às crianças que para não chegar atrasado terão que acordar mais cedo amanhã e hoje terão que assumir a sanção imposta pela escola pelo atraso. Estariam inculcando valores como respeito pelos outros, senso de responsabilidade e disciplina

Eles são parados por um fiscal de trânsito e, em vez de assumir que não têm os documentos atualizados, decidem perguntar-lhe: “não podemos acertar isso de outra maneira? Se diante de nossos filhos não somos capazes de assumir nossas responsabilidades, com que cara podemos exigir que eles o façam e se tornem cidadãos respeitáveis?

Quando a criança chega em casa com um objeto alheio e a ignoramos. A coisa certa a fazer é conversar com a criança, explicar-lhe que isso não está certo e fazer com que ela o devolva.

O menino chuta uma bola e quebra o vidro do vizinho, mas ninguém vê e decidimos “deixar para lá”.

A corrupção, como podemos ver, é vivida por nós mesmos e é um problema que afeta nossa dignidade, testa nossos valores éticos e os valores que queremos instilar em nossos filhos. 

Como fazer nossos filhos crescerem como cidadãos incorruptíveis?

A melhor arma contra a corrupção é a educação. Devemos ensinar nossos filhos a se apropriar dos valores, de honestidade, solidariedade, veracidade, justiça, benevolência e caridade. Para evitar a corrupção, devemos fazer nossos filhos viverem em um ambiente de companheirismo e solidariedade, e não desaproveitar cada experiência de vida para ensinar esses valores através da ação, já que o exemplo vale muito mais que palavras.

Acabar com a corrupção é responsabilidade de todos, mas especialmente dos PAIS, já que somos os principais educadores, que com a nossa vida podemos mostrar o caminho que levará nossos filhos a serem pessoas integras; que aprendam a usar seus valores e princípios quando a situação o justifique e que lutem por um mundo mais honesto, mais humano e o mais importante: sem corrupção.

“Se queremos viver em um mundo melhor sem corrupção, a mudança começa em casa”.

 

Ultimos posts
7 maio, 2019
error: Content is protected !!